.comment-link {margin-left:.6em;}

Ar Fresco

quarta-feira, outubro 11, 2006

MIT ofusca tudo (I)

O recente acordo com o MIT parece ter tornado todo o Ensino Superior português num ensino de excelência, sem problemas e competitivo.

Segundo a notícia do semanário SOL (página 16), há universidades a aceitar alunos com habilitações académicas ao nível de um 9.º ano ou inferior. Pior é o facto de as provas de admissão e entrevistas serem facilitadas e iguais para diferentes cursos (?!) de modo a se preencherem as vagas de cursos sem alunos e, assim, se manter em funcionamento cursos, departamentos e até universidades.

Os alunos que têm tentado entrar através de exames nacionais (e com o 12.º ano completo) e não consigam, o melhor é esperarem pelos 23 anos e depois é sempre a andar...

Bem sei que este facto não afectou a maior parte das universidades públicas mais conceituadas, nem a Católica e afins, mas não deixa de ser preocupante que se ignore o assunto (pois pelo menos um instituto público está metido no barulho). [na blogosfera, que eu tenha visto, apenas o Retórica chamou atenção para o facto]

Mais preocupante ainda porque descredibiliza o ensino superior e contribui para injustiças no acesso ao emprego, uma vez que uns competem deslealmente com outros na obtenção de um grau académico que confere melhores oportunidades de carreira (não confundir com emprego garantido). Cabe às empresas recrutadoras fazerem a selecção.

A acompanhar...